ENGLISH SPACE

ENGLISH SPACE
ENGLISH MAKES THE DIFFERENCE

terça-feira, junho 30, 2009

CONHEÇA A BROOKLIN BRIDGE -

A famosa "Brooklin Bridge"


Com certeza você já deve tê-la visto em algum filme ou seriado de tevê, mas nem se deu conta disso. A Brooklin Bridge é um dos ícones de Nova York, adorada por seus moradores e por turistas também. Em 1964 ela foi declarada National Historic Landmark.

Essa verdadeira obra de arte da
arquitetura do século XIX foi projetada por John Augustus Roebling, mas foram o seu filho e sua nora, Washington Roebling e Emily Warren Roebling, que supervisionaram e concluíram a obra, que durou de 1863 a 1883.

John morreu de tétano devido a um acidente de trabalho. Mas há outras mortes relacionadas à ponte. Durante a sua construção, cerca de 27 operários morreram.

Em 1886, Robert E. Odlum, um professor de natação, tornou-se a primeira pessoa a pular da Brooklin Bridge, para logo depois falecer devido aos ferimentos internos causados pelo impacto do seu corpo contra a água do rio East.

Robert queria apenas demonstrar que era possível realizar saltos da ponte, porém muitas pessoas depois dele a utilizaram como meio de cometer suicídio.

O objetivo de John Augustus Roebling ao projetar a Brooklin Bridge foi ligar a ilha de Manhattan ao bairro do Brooklin e provavelmente ele não imaginava o quanto ela se tornaria famosa.

Suspensa 40 metros sobre o
East River, essa suspension bridge, com 1825 metros de comprimento por 26 metros de largura, tem um vão livre de 486 metros. Para você ter uma idéia da complexidade de sua construção, os cabos de aço que a sustentam têm 28 centímetros de diâmetro.

Se você ficou impressionado pela história dessa ponte e quer ver em quais filmes ela apareceu, a seguir você pode conferir alguns nomes (pois seria praticamente impossível listar todos):

· na versão americana do filme Godzilla (1998), a ponte é atacada pelo monstro;

· também de 1998, no filme Deep Impact, um tsunami causado pelo impacto do cometa no oceano Atlântico destrói a ponte;

· no final do filme Gangs of New York, aparece a imagem da ponte;


Mas não é só em filmes que você pode sentir a influência da Brooklin Bridge. O poeta americano Hart Crane escreveu um poema chamado
The Bridge, em homenagem a essa ponte.


FONTE: http://clickeaprenda.uol.com.br

Nenhum comentário: