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quarta-feira, fevereiro 17, 2010

VOCABULÁRIO: COMO ORGANIZAR NOVAS PALAVRAS

Vocabulário (2)

Dicas para organizar as novas palavras que você aprende

Celina Bruniera*

Organizar o novo vocabulário que aprendemos a cada aula de inglês é uma tarefa bem difícil. Porém, se não o organizamos de alguma forma, a impressão que temos é de que as palavras com as quais entramos em contato (numa atividade de leitura ou de listening) não encontrarão lugar na nossa memória. Este artigo pretende justamente fornecer-lhe uma série de sugestões para organizar esse vocabulário.

Uma maneira muito antiga de organização é obter um caderno no qual você possa escrever as palavras em ordem alfabética. Há a possibilidade de organizar esse caderno pela palavra em inglês e colocar ao lado dela as várias traduções encontradas nas situações em que essa palavra apareceu. Em seguida, podem-se escrever frases com essas palavra nas quais figurem todos os sentidos conhecidos. Nem é preciso dizer o quanto isso é útil em termos de memorização.

Grupos de palavras
Uma outra alternativa é organizar o novo vocabulário no caderno por grupos de palavras e não em ordem alfabética. Pode-se fazer uma lista de cores, de frutas, de legumes, de roupas, de lojas, de verbos, etc. É possível, também, relacionar o uso dos verbos com algumas dessas coisa. Por exemplo, com as frutas, pode-se colocar verbos como descacar (to peel), espremer (to squeeze), coar (to strain) entre outros.

Há formas, também, de criar situações por meio das quais tentamos estabelecer o máximo de relações possíveis entre palavras novas com o objetivo de atribuir sentido a elas e guardá-las na memória. Quando se aprende uma nova palavra, pode-se procurá-la no dicionário com o intuito de saber mais sobre ela e sobre palavras da mesma família. Por exemplo, ao aprender actor, você pode pesquisar no dicionário como seria atriz (actress), ação (action), ativo (active), etc.

Vocabulário visual
Nesse mesmo sentido, podemos utilizar um picture dictionary no qual as palavras já estão organizadas por situação ou objeto, por exemplo, as peças de um carro onde você encontrará steering wheel (direção), brake (freio), accelerator (acelerador). Essa pesquisa nesse dicionário pode ajudá-lo a ampliar o vocabulário aprendido e a visualizar a grafia das palavras. Aqui no Lição de Casa, você encontra um exemplo disso em Vocabulário visual (1), (2), (3) e (4).

Uma dica muito importante nesse sentido de ampliação do vocabulário é intensificar a leitura. Procurar ler muito, ter sempre um livro na bolsa ou na mochila para aqueles momentos em que a espera é necessária. Há clássicos da literatura inglesa com boas versões adapatadas sem que elas resultem em reduções que colocam em risco a qualidade da obra. E há também os originais para aqueles que já têm um domínio maior da língua. São leituras fundamentais:

Leituras básicas
"Animal Farm", de George Orwell, "Brave New World", de Aldous Huxley, "Dr. Jekyll and Mr. Hide", de Robert Louis Stevenson, "Mrs. Dalloway", de Virginia Wolf, "Pride and Prejudice", de Jane Austen, "The Invisible Man", de H. G. Wells, "The Human Factor", de Graham Greene, "Silas Marner", de George Eliot, entre muitos outros.

A leitura pode ajudá-lo a conhecer as palavras em contextos originais de uso da língua. Mesmo que nos clássicos da literatura elas apareçam em contextos particulares em virtude do sentido que o autor quis dar a elas, essa é a experiência mais rica para um aprendiz do inglês e de qualquer outra língua. Uma língua se aprende se aproximando da cultura de um povo.

*Celina Bruniera é mestre em Sociologia da Educação pela USP e assessora educacional para a área de linguagem.

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