ENGLISH SPACE

ENGLISH SPACE
ENGLISH MAKES THE DIFFERENCE

sexta-feira, novembro 24, 2017

A História escondida da Black Friday

Fonte: Yahoo Noticias

A história escondida por trás do termo "Black Friday"

SÃO PAULO - O tradicional dia de promoções conhecido como Black Friday teve início nos Estados Unidos e sua enorme popularidade nas terras do Tio Sam fez com que a data ganhasse o mundo. Por isso, muitas pessoas acreditam o termo Black Friday, que acontece na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças celebrado pelos norte-americanos, é decorrente dos lucros das lojas após as compras. 
Black Friday InfoMoney: sua única chance de comprar nossos cursos com 50% de desconto
Em inglês, ficar "no preto" tem significado semelhante ao que chamamos de "ficar no " no Brasil, com as contas com saldo positivo, no lucro. No entanto, o Business Insider traz o histórico do surgimento do termo e ele é menos otimista, até sombrio. 
Segundo o site, o termo Black Friday (Sexta-Feira Negra) foi usado pela primeira vez em 24 de setembro de 1869, quando dois investidores, Jay Gould e Jim Fisk, elevaram o preço do ouro e causaram um desastre. A bolsa caiu 20% e o comércio exterior parou. Os agricultores viram um mergulho de 50% no valor da colheita de trigo e milho.
Na década de 1950, a polícia da Filadélfia usou o termo Black Friday para se referir ao dia entre o Dia de Ação de Graças e o jogo da Marinha. Uma multidão de consumidores e turistas foram para a cidade na sexta-feira e os policiais tiveram que trabalhar longas horas para controlar o trânsito. Os comerciantes na área tentaram mudar o nome para "Big Friday", mas o nome alternativo nunca se popularizou.
No final da década de 1980, o termo Black Friday se espalhou entre os norte-americanos com o significado que conhecemos hoje.

Nenhum comentário: