ENGLISH SPACE

ENGLISH SPACE
ENGLISH MAKES THE DIFFERENCE

segunda-feira, outubro 19, 2015

DIFERENÇA: DIET x LIGHT

DIFEREÇA ENTRE: DIET x LIGHT




 DIET: É o que tem ausência total de um componente (por exemplo, açucar), mas pode ter até mais calorias do que seu equivalente que contém o açucar. 

LIGHT: Émo que tem redução de um determinado componente – por exemplo, um iogurte light  pode ter 30% menos gordura do que o iogurte normal da mesma marca. E é claro que, em geral, isso quer dizer que produtos light tem menos calorias que os equivalentes não-light.



DIET: é um substantivo que descreve uma maneira de se alimentar: os alimentos sólidos e líquidos que a pessoa ingere no dia-a-dia. É mais comum associar diet com uma alimentação que tem um propósito específico, como melhorar a saúde ou emagrecer. Só que a palavra diet também é usada no inglês para falar de seus hábitos alimentares diários, quaisquer que sejam eles. Acho que “dieta” não é tão usada assim nesse sentido (de “seus hábitos diários”) no português, e fica um pouco estranho. O que você acha?

Veja só estes exemplos:

Add more spinach to your diet! Aqui, uma pessoa ligada à área de saúde aconselha você, ou todo mundo, a comer mais espinafre. Nas palavras dela, “adicione mais espinafre à sua dieta”. Que “dieta”? Àquela que você segue todo dia: aquilo que você normalmente come no café, almoço e jantar.



Lembre-se que diet é também o verbo “fazer dieta”: Sarah has been dieting for 10 months.

Concluindo: diet, como usado em embalagens de alimentos, tem sim a ver com o significado em inglês. Um produto sem açucar, por exemplo, é um produto diet  para quem segue uma dieta que não contém açucar.



LIGHT, aqui como um adjetivo, já tem outro significado no inglês: quer dizer “leve”. Fica bem fácil ver porque essa palavra é usada em alimentos com redução de calorias, de gordura, de carboidrato, etc., não? São alimentos que contém menos disso e daquilo, e, portanto, mais “leves”.

A light meal, por exemplo, quer dizer uma refeição leve. A expressão lightweight é usada para categorias esportivas “peso-leve”, e também para pessoas que não aguentam muita bebida alcoólica. O adjetivo lightly quer dizer “de leve”: Apply paint lightly quer dizer que você deve aplicar uma mãozinha de tinta de leve.

Nenhum comentário: