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sábado, outubro 17, 2009

Unesco diz que situação do professor é "preocupante"
Estudo da entidade para o Brasil recomenda a necessidade de

“uma verdadeira revolução” nas estruturas institucionais e de
formação da carreira

Da Agência Brasil





Problemas na formação continuada dos professores e até mesmo na formação inicial, além da baixa remuneração, compõem um cenário “preocupante”, segundo Célio da Cunha, consultor em educação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), no Brasil.
Ao comentar o estudo Professores do Brasil: Impasses e Desafios, lançado pela Unesco na semana passada, Cunha lembrou que os professores representam o terceiro maior grupo ocupacional do país (8,4%), ficando atrás apenas dos escriturários (15,2%) e dos trabalhadores do setor de serviços (14,9%. A profissão supera, inclusive, o setor de construção civil, que tem 4%.
O especialista destaca, entretanto, que é preciso “elevar o status” do professor no Brasil. A própria Unesco, ao concluir o estudo, recomenda a necessidade de “uma verdadeira revolução” nas estruturas institucionais e de formação.
Dados da pesquisa indicam que 50% dos alunos que cursam o magistério e que foram entrevistados disseram que não sentem vontade de ser professores. Outro dado “de impacto”, segundo Cunha, trata dos salários pagos à categoria – 50% dos docentes recebem menos de R$ 720 mensais.
estudo alerta para um grande “descompasso” entre a formação teórica e a prática do ensino. Para Cunha, a formação do docente precisa estabelecer uma espécie de “aliança” entre o seu conteúdo e um projeto pedagógico, para que o professor tenha condições de entrar em sala de aula.
Como recomendações para a melhoria, a Unesco defende a real implementação do novo piso salarial e a política de formação docente, lançada recentemente. Cunha diz que esses podem ser “pontos de partida” para uma “ampla recuperação” da profissão no Brasil:
Se houver continuidade e fazendo os ajustes necessários que sempre surgem, seguramente, daqui a alguns anos, podemos ter um cenário bem mais promissor do que o atual”, disse, ao ressaltar que sem professores bem formados e com uma remuneração digna não será possível atingir a qualidade que o Brasil precisa para a educação básica. “Isso coloca em risco o futuro do país, por conta da importância que a educação tem em um mundo altamente competitivo e em uma sociedade globalizada.

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