METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUAS - TEORIAS
Piaget e Vygotsky, pais da psicologia cognitiva contemporânea,
enfatizam que conhecimento é construído em ambientes naturais
de interação social, estruturados culturalmente. Cada aprendiz
constrói seu próprio aprendizado baseado em experiências de
fundo psicológico resultantes de sua participação ativa no ambiente.
Noam Chomsky revoluciona a lingüística nos anos 50 afirmando que
língua é uma habilidade criativa e não memorizada, e que não são as
regras da gramática que determinam o que é certo e errado, mas sim
o desempenho de um native speaker instruído que determina o que é
aceitável ou inaceitável. Mais recentemente as idéias de Chomsky
passaram a inspirar a metodologia de ensino de línguas na direção de
uma abordagem humanística baseada em comunicação e intermediação
de um orientador carismático e participação ativa do aluno.
Stephen Krashen finalmente nos anos 80 cria o Natural Approach,
trazendo ao ensino de línguas estrangeiras as contribuições de Piaget e
Vygotsky à psicologia educacional. Em seu livro (Principles and Practice
in Second Language Acquisition) Krashen estabelece uma distinção entre
estudo e assimilação de idiomas e conclui que o ensino de línguas
eficiente não é aquele que depende de receitas didáticas em pacote ou
que busca apoio de equipamentos caros, mas sim aquele que explora
a habilidade do instrutor em criar situações de comunicação autêntica,
não necessariamente dentro de uma sala de aula, que enfatiza o
intercâmbio entre pessoas de diferentes culturas, e que dissocia as
atividades de ensino e aprendizado do plano técnico-didático,
colocando-as num plano pessoal-psicológico.Agradecemos a Márcia Terra pela colaboração na interpretação do pensamento de Vygotsky
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